Edição e Fluxo de Trabalho

Edição e Fluxo de Trabalho

Nossa Live da última quarta-feira (25), contou com a participação do Fotógrafo Espanhol Manolo Rodríguez. Manolo possui 40 anos de fotografia, mais de 6000 clientes e modelo fotografadas. Ele é expert em iluminação, fotometria, edição e professor de fotografia.

Manolo demostrou muitos exemplos práticos utilizando o programa Adobe Photoshop Lightroom mas, também, tiveram algumas dicas importantes para melhorias do Fluxo de Trabalho. Confere abaixo algumas delas:

  • Aprenda as noções básicas do programa para otimizar o seu tempo de trabalho, para que você possa editar de uma forma rápida, certa evitando alguns problemas. Facilite o máximo o seu trabalho para poder viver mais! Tempo é dinheiro. Tempo é vida.
  • Você sabe o que é Lightroom?

É um programa de edição e, além disso, é um programa multiplataforma que veio para substituir o antigo laboratório. Quando mais imagens você tiver dentro dele, mais pesado ele fica. É um programa que utiliza muita memória.  É importante tomar alguns cuidados para melhor otimização de trabalho. A orientação da Adobe é de que, para o programa operar normalmente, deve ser manter no máximo de 12.000 a 15.000 fotos. Mas Manolo fez algumas experiências e, acima de 9.000 fotos, o programa já fica bem mais lento, pois cada alteração é feita a leitura em todas as fotos, tomando muito tempo nos processos de edição.  Quando menos fotos você tiver em cada catálogo, melhor. O mais recomendado e manter múltiplos catálogos, separados por categorias: Gestante, casamentos, ensaios, etc…., sem atingir mais de 9.000 fotos por catálogo, para manter um fluxo e agilidade no processo.

  • Para importação das fotos o mais recomendado é utilizar um leitor de cartão, pois são muito mais rápidos do que os leitores de cartão do computador, principalmente para as pessoas que trabalham com eventos.
  • Faça a seleção / reconhecimento das fotos que apresentam o mesmo problema técnico de iluminação e cor. Marque apenas uma da sequência de fotos parecidas, sem se preocupar nesse momento com a posição / postura fotográfica.
  • Posteriormente, pode ser feita uma marcação nas fotos que precisam de recorte.
  • A marcação deve ser feita sempre com a mesma sistemática de trabalho. Defina uma cor do carimbo de cores para marcar as fotos com problema de iluminação outra cor para selecionar as fotos que necessitam de corte. Isso irá otimizar o seu tempo de trabalho no momento de identificar qual ajuste é necessário em cada sequência de fotos.

*A seleção das fotos é importante para que quando for feito o tratamento em uma delas, os ajustes podem ser “colados” de uma foto para outra, otimizando o tempo de trabalho.

  • Para quem trabalha com mais de uma câmera, mantenha o relógio de todas as câmeras exatamente iguais. Isso facilita no momento que as fotos são importadas, pois elas entram no mesmo “timing” para a sua área de trabalho.
  • Caso não tenha ajustado antes do evento e lembrar durante o evento de ajustar / sincronizar o horário, faça com que todos tirem uma foto, no mesmo momento para o chão, fazendo com que aquela foto sirva posteriormente de marcação no Lightroom para que você possa sincronizar todas elas no momento da edição.
  • Lembre-se de preencher as informações do meta dados sempre o mais completa possível, pois quando as fotos são exportadas, os meta dados ficam “dentro” da imagem, facilitando a leitura automática do meta dados quando essas fotos forem divulgadas em redes sociais, site, etc..
  • Trate todas as fotos, seguindo esse padrão de seleção de padrões e, também, colando os filtros utilizados e, posteriormente, faça a seleção das mesmas.

Manolo finaliza a Live respondendo algumas dúvidas em relação a utilização dos demais programas da Adobe e exportação das fotos. Manolo faz o tratamento inicial de todas as fotos utilizando o programa Lightroom e, posteriormente, após as fotos selecionadas, finaliza os ajustes de edição no Photoshop e exporta todas elas no formato .jpg. (em ambos os programas).

Esperamos que você tenha aproveitado mais esse conteúdo. Fique ligado nas nossas redes sociais e confira a programação das nossas próximas Lives!

3 comments

Dicas excelentes e para pôr em prática imediatamente. De forma simples e organizada. Muito obrigada pela contribuição… Sucesso!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *