Live: Iluminação – Fotógrafos da Moda Imagem – Parceiros do Grupo Foto Sul

Live: Iluminação – Fotógrafos da Moda Imagem – Parceiros do Grupo Foto Sul

A Live sobre Iluminação contou com a participação dos fotógrafos, Odair e Aníbal, da Moda Imagem de Ernestina.

Você sabe o que é fotografia? Esse foi o questionamento inicial da Live. A tradução literal das palavras nada mais é que escrever com a luz, esse é o princípio de tudo, não tem foto sem iluminação.

E qual é a melhor luz para a fotografia? A melhor luz é a natural, a luz do sol. Para externas, o mais recomendado é utilizar tudo o que a luz disponível pode oferecer e, a partir disso, criar a imagem e o que mais for necessário para utilizar no momento da fotografia.

Confira algumas dicas de iluminação:

A luz tem 3 preceitos: Tipo de Luz, intensidade e cor.  

Os tipos de luz são classificadas em dois tipos: dura e suave. Para identificar qual o tipo de luz, a avaliação dela é feita pela sombra. A sombra dura é totalmente marcada, você consegue desenhar a sombra. Quando menos sombra você consegue desenhar, mais suave é a luz. A ausência de sombra torna a fotografia irreal, pois o cérebro humano recebe a sombra como algo real. A intensidade da luz é definida pela origem/ tamanho da luz. Quanto menor for a fonte de luz, mais dura ela vai ser, quando maior for a fonte de luz, mais suave.

Quando for fotografado com a luz natural em externas, como pode ser escolhido entre a luz dura ou suave? Pode ser escolhido pelo horário do dia. A luz mais dura é entre os horários mais próximos ao meio dia. A luz mais suave é mais cedo pela manhã ou no final da tarde. O importante é sempre escolher a luz.

A cor da luz muda muito durante o dia. O horário irá interferir na regulagem da câmera. Sempre que possível, regulem manualmente a luz, para que a fotografia fique mais ajustada possível antes da edição da imagem por softwares gráficos.

Segundo o estudo de diversos físicos, o mês de abril é considerado como o mês com a luz mais bonita do ano.

Durante a Live foram mostradas também diversas fotos com exemplos de iluminação. Um dos exemplos e sugestão dos meninos da Moda Imagem é de utilizar também a luz pós pôr do sol para fotografar. Essa é uma luz suave com um rebatedor natural que é o próprio céu.

Em relação a necessidade de complementar a luz natural com a luz artificial, a dica é de utilizar em um primeiro momento toda a luz disponível para o fundo e, posterior, utilizar a luz artificial para complementar. 

Para finalizar, os meninos também destacaram a importância da união na classe dos fotógrafos. O Grupo Foto Sul sempre trabalha com esse mesmo objetivo, proporcionar a união dos fotógrafos para que o cliente faça a sua escolha pela sua opção de afinidade ou estilo de cada fotógrafo.

Fique ligado nas nossas redes e acompanhe nossas próximas Lives! Muito conteúdo diferenciado está sendo preparado para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *