Ana Paula Aguiar, fotógrafa de casamento, foi a convidada pelo Grupo Foto Sul para conversar um pouquinho sobre o mercado de casamentos, como será afetado diante de todo o cenário que estamos enfrentando com a pandemia do coronavírus.
Diante das medidas tomadas para evitar a propagação da Covid-19 em nosso país, grande parte dos casamentos, eventos, shows, congressos, festivais, … que estavam agendados para esses próximos dias/meses foram remarcados, fazendo com que, principalmente os casamentos, que estavam agendados para esse primeiro semestre, foram transferidos para o segundo semestre, instalando um certo pânico em muitos fotógrafos da área, pois assim, a disponibilidade de datas que estariam livres para o segundo semestre, não estarão mais. As considerações da Ana Paula nesse aspecto é que o que tem que ser encarrado neste momento é que provavelmente 2020 não será um ano como o esperado. O fato de conseguir remarcar os eventos neste momento, já é muito positivo, principalmente que esse novo agendamento de datas precisa ser compatível com todos os demais serviços envolvidos no casamento.
Além dessa sugestão da remarcação de eventos, Ana Paula também traçou como estratégia a venda de ensaios fotográficos com desconto, para manter clientes que já haviam contratado os seus serviços anteriormente. Esse desconto funcionaria como um cartão de fidelidade.
A terceira sugestão da Ana é de colocar em prática o seu projeto de disponibilizar conteúdos via Instagram com Dicas de Fotografia de Casamento, formando um novo público para que, posteriormente, possa ser ofertado um Workshop Online ou até mesmo presencial com conteúdos mais aprofundados.
Também, pode ser revisto todos os clientes que não fizeram álbum de fotos, otimizando o seu tempo disponível neste período para fazer o layout do álbum e encaminhar de surpresa para o cliente, concentrando nos casais que casaram em Abril e Maio dos anos anteriores, encaminhando na data do casamento, como um “presente surpresa” de aniversário o layout do álbum, podendo dessa forma agregar a venda do produto.
Como dica final, o tempo livre dos dias da quarentena também pode ser utilizado para divulgação de conteúdos no Instagram, selecionando fotos dos seus melhores trabalhos. Uma sugestão da Ana também é da utilização do aplicativo Unfold, que permite a criação de stories diferenciados com várias fotos. É importante também marcar fornecedores, salão de festa, DJ, etc…podendo que eles também possam divulgar a sua marca.
Essas são estratégias que a Ana Paula traçou para manter a empresa dela nesse cenário que estamos enfrentando. Esperamos que essas sugestões também possam ser aproveitadas ou adaptadas para o seu negócio!