Os 7 benefícios do Portfólio de Fotografia

Os 7 benefícios do Portfólio de Fotografia

Fotógrafos profissionais trabalham com imagens e portfólio é basicamente uma lista dos melhores trabalhos de um profissional.

Segundo o Diretor de Produtos do Grupo Foto Sul, Rodrigo Scortegagna, referência nacional no mercado B2B na área de fotografia, o portfólio é hoje uma ferramenta fundamental que diferencia profissionais de amadores, possibilitando uma ampliação de mix de produtos e apresentação do trabalho de profissionais, que agregam valor, possibilitando ao cliente perceber as variáveis de opções de acabamento, aumentando a margem de ganho do fotógrafo e a experiência do consumidor final.

Neste texto vamos demonstrar 7 vantagens competitivas para você ter hoje um aliado na decisão de compra do seu produto.

1) Estilo:  Mostrar quem você é

Todo profissional da fotografia precisa mostrar as suas fotos para provar do que é capaz. Com um portfólio, você consegue isso de maneira muito simples e eficaz – e ainda tem o bônus de mostrar o seu charme pessoal, seu bom gosto.

Afinal, se estamos falando de arte, imagem é tudo, o que inclui a sua pessoal. Um bom portfólio precisa mostrar mais do que os trabalhos que você já realizou. Ele precisa transparecer sua personalidade de forma clara e objetiva.

2) Segmentação: Encontro com seu público

Deixe bem claro a sua área de atuação. Qual sua especialidade? Sabemos que no mundo da fotografia elas são muitas. Seu foco é em eventos? Modelos? Produtos?

Escolha o tema e dê ênfase nele em seu portfólio, deixando em destaque trabalhos feitos nesta área. Aliás, essa é outra dica muito importante. Escolha muito bem os seus melhores trabalhos. Você pode ter trabalhado em um milhão de coisas, mas coloque no seu portfólio apenas as melhores.

3) Vitrine das possibilidades

Ele é literalmente uma vantagem competitiva que faz a diferença entre conseguir um bom trabalho ou não. De nada adianta possuir um ótimo currículo e um excelente serviço se a “sua vitrine” está mal feita. É uma forma excelente de mostrar na prática do que você é capaz. Se for bem feito e organizado, o portfólio consegue abrir portas, pois é a maneira mais fácil das pessoas conhecerem o seu trabalho.

4) Valor Agregado: Mais dinheiro no bolso

No Portfólio você pode demonstrar muito mais do que somente o trabalho fotográfico e sim todas as variáveis do que considera ideal como possibilidades de acabamento. Na entrega do trabalho, através dos álbuns, o trabalho fotográfico tem o valor agregado.

 O conceito percebido através dos portfólios são as possibilidades de apresentação de trabalho, personalizadas que vão além de simples objetos e passam ser peças, que tem valor emocional e decorativo – rentabilizando ainda mais o trabalho do profissional. Isso é uma tendência!

5 – Ficar mais próximo do seu cliente

O relacionamento com o cliente é muito mais próximo através do portfólio. Permite uma interação, trocas de informação e até mesmo, conhecer melhor o que funciona ou não.  Com um bom conteúdo e os seus contatos, vai ser fácil para o cliente escolher você entre tantos outros.

6 – Expandir áreas de atuação

Um Portfólio perfeito é construído através de diversos fatores, como estilo de fotografia e perfil do cliente, demonstrando o trabalho do profissional. A fotografia impressa mais do que emoldurar e materializar os momentos, ela demonstra o trabalho do profissional, e o portfólio serve como um espelho de todas as possibilidades do que pode ser oferecido para o cliente. Que tal você mostrar o que mais pode fazer?

7  – Feedback’s

A maioria dos serviços de portfólio de fotografia  permite a inserção de avaliações e comentários sobre as suas fotos. Essa interação permite que você capture depoimentos de clientes satisfeitos e use como ferramenta de venda para novos clientes. Afinal, se todas as pessoas falam bem de seu trabalho, os potenciais compradores confiaram em você na hora de fechar o contrato. Por outro lado, as avaliações negativas também são válidas. Elas ajudam a entender onde você está errando e o que precisa fazer para melhorar o seu trabalho como fotógrafo.

1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *