Sentir-se em casa vai além de estar no lugar que você mora: é reconhecer-se em cada espaço daquele ambiente, é poder chamar de lar. Mais do que um lugar para descansar ou até trabalhar, a casa precisa permitir ao seu morador um sentimento único de pertencimento, aconchego, conforto e segurança. Para cada espaço existe um formato, e uma das principais tendências é o uso dos quadros com fotos na decoração das paredes.
A utilização de quadros para a decoração é uma tendência que se mantém e de quebra propicia ao decorador expressar a personalidade dos proprietários nos detalhes, ou ainda que pode ser utilizada em hotéis para acolher e representar a identidade de seus clientes. As molduras aparecem em materiais diversificados e podem ser exploradas de acordo com cada ambiente.
“Temos uma tendência que é a gallery wall, que basicamente consiste em quadros agrupados em uma única parede, pensada de acordo com o espaço. Em espaços menores o ideal são composições menores, ou em um único tamanho, já os espaços maiores possibilitam quadros agrupados, ou em um único grande quadro com uma moldura mais imponente”, comenta a arquiteta Carla Almeida.
A linha Mosaico oferecida pelo Grupo Foto Sul traz seis opções de composições, que podem conter de seis a doze fotos. Ela também pode ser utilizada com a composição de outras molduras na mesma parede ou ambiente.
A marca conta ainda com linhas de molduras para quadros em diversos acabamentos. Partindo de opções minimalistas, como as linhas A, B e C que contemplam molduras a partir de 3cm de largura.
Para aqueles que não querem sair do básico sem deixar de serem discretos podem escolher entre as molduras das linhas D, E, F, G, H e I.
Quem prefere itens arrojados pode optar pela linha Premium, que possui molduras com tamanhos, larguras e estilos diferenciados que permitem criar uma composição elegante.
Segundo a arquiteta a utilização de fotografia, e molduras, na decoração de ambientes vai além e ocupa, inclusive, espaços empresariais e de hotelaria. “A fotografia nos mostra momentos vividos que não podem ser esquecidos jamais e isso mostra na decoração a personalidade de cada um, o que cada um viveu.
Atualmente tanto telas como quadros estão super em alta na decoração. É possível misturar vários tipos de molduras e dimensões em uma mesma parede, essa brincadeira permite utilizar toda a criatividade com formas, cores e tamanhos.
“Recentemente utilizei um banho da suíte do casal uma moldura folhada a ouro, que deixou o ambiente impecável e sofisticado. Depende como é o estilo da sua decoração as brincadeiras de composições são infinitas,” esclarece a arquiteta.
Confira algumas dicas da arquiteta:
- Hoje em dia, as casas e apartamentos estão com os espaços cada vez menores, a grande dúvida dos consumidores é em relação ao tamanho dos quadros. A arquiteta Carla relata exemplos da sua própria casa, alguns ambientes pequenos com quadros grandes, que proporcionam dessa forma a amplitude do local.
- Também o que está muito moderno são diversos quadros pequenos, com composição de molduras diferentes, com fotos de família, ou obra de arte.
- A escolha da moldura é feita basicamente com testes da imagem: colorida ou P&B, cenário e, também, do local que o quadro será fixado.
- Outra sugestão seria de utilizar uma foto cortada em 3 partes, formando a ilustração em 3 quadros posicionados lado a lado.
- Molduras com madeira, preto ou branco são as molduras mais tradicionais, para não ter erro de não combinar com o ambiente da casa.
- Dica de ouro para não errar a altura: na linha do olho.
- Em relação aos porta-retratos, podem ser utilizados no formato tradicional, ou eles fixados como se fosse um quadro apoiado.
- Mantenha sempre o perfil da moldura com o tamanho da imagem, mantendo uma proporção entre ambas, valorizando dessa forma a imagem e, também, a moldura.